Domingo de Ressurreição, deixo a minha querida Andaluzia e regresso a Portugal. Como andorinha que passa o Inverno no Sul, voltei na Primavera, mas espero que passe pouco tempo até que possa voltar a contar novas aventuras...Até breve !
Crónicas de uma portuguesa perdida na Andaluzia profunda...

Como já confessei sou completamente viciada num programa que dá à hora do almoço_ "Fama", onde vários alunos estão numa escola de dança como a do Leroy e aprendem a dançar vários estilos... Ontem expulsaram a minha favorita, a Esther! Os professores choraram todos e eu confesso que fiquei com uma irritação para o resto do dia. Estas coisas das maiorias são uma grande chatice porque eu que gostava do programa tive de ver a minha favorita ser expulsa sem que ninguém a salvasse. Para mim era a mais completa tinha formação de clássico e adorava flamenco, tinha uma linha de pés fabulosa e ainda por cima era o par do concorrente de Jerez pelo qual toda a gente torce cá em casa e na cidade... Creio que também havia um certo fenómeno de projecção de minha parte. Menos mal que hoje expulsaram o gordo do Marcos que não fazia nada mais que chorar e dançar pessimamente.... é que os desgraçadinhos gordos e feios safarem-se sempre porque os bonitos têm tudo já chateia, até na televisão! Mesmo em maioria as coisas não têm de correr sempre mal...
Os espanhoís do Sul têm um truque quando necessitam viajar até à Galiza ou Astúrias, viajam pelas auto-estradas portuguesas. Não pela linda paisagem, pela comida, pelo bom estado das vias ou para comprovar se as mulheres lusas temos ou não bigode, mas por causa da Via Verde... Reza entre os viajantes frequentes que se passarem sempre na Via Verde lhes fazem uma foto às matrículas, mas como são estrangeiros a multa nunca lhes vais chegar a casa. Ou seja é frequente que muitos espanhoís se façam de distraídos na hora de passar na Via Verde e usufruam das nossas estradas!!!

A Semana Santa em Jerez é esmagadora... São dezenas de procissões recriando diferentes momentos da vida e da morte de Cristo cada dia. Confesso que os meus conhecimentos católicos ampliam a passos largos aqui. Hoje achei piada a uma senhora que me comentou que até o seu marido que era mouro (marroquino) tinha chorado de emoção ao ver a Semana Santa em Jerez. Quanto ao seu filho pequeno que é meio árabe, também se quer vestir de penitente, mas que ela infelizmente ainda não o pode vestir porque o traje é muito caro....






O PSOE teve a maioria nas eleições gerais e também nas eleições andaluzas que se celebraram hoje. A península está socialista, mas de que servirá a designação se as políticas não se cumprirem?

Ainda que Jerez esteja a viver quase exclusivamente para o Festival de flamenco, as eleições vão-nos chegando. O PP deu-me um saco de gomas e um chapéu de palha, o PSOE pôs-me 6 cartas no correio. Até podia nutrir alguma simpatia por Rajoy, ele é galego sempre há uma certa proximidade, mas é do PP e isso mina logo qualquer simpatia que pudesse nutir por ele e ainda por cima é banana! Nos programas de rádio de "cachondeo" ele é o mais imitado, a sua voz é ridícula e as coisas que diz ainda mais. Há uma frase que me ficou na cabeça do último debate : "Senhor Zapatero porque enganou as viúvas?" Ninguém percebeu quem eram, nem de quê que ele estava a falar, mas era o recurso que ele tinha para desviar a atenção do 1000-0 que Zapatero lhe estava a dar, como sempre... Mas a melhor do PP é mesmo Esperanza Aguirre que teve a simpatia de falar catalão em Barcelona, porque claro o PP é separatista... Sois unos sinverguenzas!!!
